Golpe dos boletos bancários

A picaretagem e a grande certeza de impunidade faz com que uma empresa envie boletos bancários referente à serviços de hospedagem de sites não solicitados através de dados obtidos no Registro.BR, o órgão responsável pelo registro de domínios no Brasil.

O Registro.BR defende-se afirmando que não fornece nenhum banco de dados porém a consulta aos dados de registro é aberta e qualquer um poderá efetuar a consulta através do site.

Como funciona o golpe

O golpe se inicia quando alguém mal intencionado consegue de alguma forma os dados de várias empresas que possuem registro de domínio no Registro.BR. Nesses dados a empresa que aplica o golpe tem acesso ao endereço da empresa, razão social, CNPJ, telefones e nomes dos responsáveis. A empresa então envia indiscriminadamente os boletos bancários se passando por uma empresa de hospedagem ou registro de domínios oferecendo serviços aos clientes, porém, ao invés de enviarem uma mala direta convencional contendo alguma propaganda da empresa, já enviam logo de cara um boleto bancário para que a empresa efetue o pagamento.

Como a maioria dos brasileiros não tem sequer o cuidado de olharem o que estão pagando, acabam efetuando o pagamento do boleto malicioso e enchendo os bolsos dessas empresas picaretas de dinheiro.

Como evitar o golpe

Evitar esse tipo de golpe é bastante simples: basta ler o que consta no boleto bancário e, em caso de dúvidas, entrar em contato com a sua empresa de hospedagem solicitando informações sobre o boleto bancário recém recebido.

Como se defender

Essa é a parte que os brasileiros costumam “pular” também pois exige um certo esforço por parte das empresas que receberam os boletos. Caso a empresa sinta-se lesada, basta ir até o PROCON mais próximo e registrar a sua queixa contra a empresa, mesmo que o boleto não tenha sido pago. Isso fará com que os órgãos competentes tomem as devidas providências contra esse tipo de empresa picareta que pratica esse tipo de golpe e, certamente, essa ação inibirá que outros picaretas façam o mesmo futuramente.

Referência

Conteúdo baseado em uma publicação do site InfoDicas de 04/03/2009. Autor Guilherme Euler.

Ative o TURBO

Contrate o turbo e receba mais velocidade de conexão quando mais importa. A velocidade aumenta durante as noites no nos finais de semana, experimente!

Telefonia IP

Conheça o Ivoz, uma tecnologia que permite estabelecer chamadas telefônicas através da internet.

Outras Notícias